TEMA 7

Turma 303

Caio Soares
Fábio Apolinario
Israel Guedes


A crise econômica de 1873 a 1896 pode ser apontada como um fator que impulsionou o imperialismo europeu?


           Durante o governo do Presidente Ulysses S. Grant (1869 a 1977), os Estados Unidos sofreram com a grande depressão econômica, conhecida por “Pânico de 1973”, ocasionada pela falência da financeira da Filadélfia, a Jay Cooke and Company e pela dissolução da Bolsa de Valores de Viena, na Áustria. Isso não só afetou os Estados Unidos da América, mas como os principais países da Europa. Os Estados Unidos já eram considerados uma das 3 maiores economias da época e grande consumidor da produção europeia. A Alemanha, pós Bismarck, justificava os acontecimentos econômicos como uma “interferência judaica”, já nos Estados Unidos, a crise era culpa dos negros. Os países europeus então, precisava achar uma fonte alternativa de exportar e importar mercadorias e ganhar em cima disso. A alternativa? Exercer autoridade em cima de países pequenos, mas que tinha uma ampla concentração de pessoas e de riquezas. Tal fato culminou na expansão europeia pela Ásia e África.


O Governo do Presidente Ulysses S. Grant
É sabido que os EUA tinham a maior malha ferroviária em quilômetros do mundo. Entretanto, o governo dos Estados Unidos, sabendo do tamanho do investimento, resolveu envolver a iniciativa privada na jogada. O problema é que especialmente no caso das ferrovias do Sul, o uso dos trens era bastante limitado de maneira que para incentivar os investimentos na bolsa de valores sobre as companhias ferroviárias, algumas pessoas do governo norte americano passaram a cobrir os prejuízos das ferrovias, criando assim um ônus monstruoso para o governo, pago pelos contribuintes. Em 1873, durante o governo do presidente Ulysses Grant, estourou o escândalo quando se descobriu que seu vice estava envolvido no escândalo de desvio dos investimentos para lucro de acionistas.




A ponte para o Imperialismo

             O imperialismo é como uma bactéria que se aloja em determinado corpo, que somente uma intervenção do dono do corpo para ser eliminado.
            
           Quando o Pânico de 1973 se estabeleceu, a Europa necessitava de um novo método de se enriquecer e de prosperar. A África e à Ásia tinham um território rico e com isso, chamou a atenção dos Europeus. Consequência? Um ato de crueldade que ainda continua nos dias atuais, e como consequência disso, aparthaid, guerras na Síria, Israel entre outros países.

Bibliografia


3 comentários:

  1. Podemos dizer que um nome que seria dado ao sec XIX é "A Evolução histórica das técnicas de produção", pois ao longo da história as sociedades produziram mercadorias utilizando técnicas diferentes, mas foi somente nos dois últimos séculos que a humanidade passou a procurar maneiras mais modernas de forma mais rápida como a tecnologia. Com tanta invenção é que nós seres humanos nos deixamos ser dominados por essas "máquinas incríveis", e agora nos damos conta que está sendo impossível viver sem elas. A evolução da tecnologia é cheia de benefícios e encantamento com o novo, porem é esse mesmo avanço que causa danos prejudiciais ao meio ambiente. Temos que agradecer muito sim por tantas melhorias, mas tambem devemos criar invenções que deixem o nosso planeta sobreviver por mais longos anos à esses reflexos das melhorias do sex XIX.
    Lorenna Fórneas, Giulia Carmono e Fernanda Vasconcelos.
    Turma: 303

    ResponderExcluir
  2. Na 2ª Revolução industrial surgiram vários inventos que sao importante ate hoje, por exemplo, o dínamo que foi usado como uma forma eficiente de produção de eletricidade, o telefone que permitia uma comunicação mais eficiente com pessoas distantes, a bateria, meios de transportes mais eficientes, combustíveis melhores e etc. essas invenções foram inovadoras na época e de extrema importância para a atualidade.
    Lucas Daniel (29)
    Ana Luiza (04)
    Mylena (33)

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo ao nosso espaço de comentários! Deixe aqui a sua opinião crítica de forma respeitosa.