TEMA 5


TURMA 303

Isabella Cristhina Santos Pereira 19
Jenifer Laura David  21
Viktoria Vieira Guedes  40

 Na agricultura a utilização de máquinas e fertilizantes promoveu o aumento da produção de alimentos?

Tudo começou na Revolução Industrial.
A Revolução industrial foi um conjunto de mudanças que aconteceram na Europa nos séculos XVIII e XIX. A principal particularidade dessa revolução foi a substituição do trabalho artesanal pelo assalariado e com o uso das máquinas.
As máquinas foram inventadas, com o propósito de poupar o tempo do trabalho humano. Uma delas era a máquina a vapor que foi construída na Inglaterra durante o século XVIII. Graças a essas máquinas, a produção de mercadorias ficou maior e os lucros também cresceram. Vários empresários; então, começaram a investir nas indústrias.
Os ingleses davam muita importância ao comércio (quanto mais comércio havia, maior era a concorrência).
Quando se existe comércio, existe concorrência e para acabar com ela, era preciso baixar os preços. Logo, a burguesia inglesa começou a aperfeiçoar suas máquinas e a investir nas indústrias.

Vários camponeses foram trabalhar nas fábricas e formaram uma nova classe social: o proletariado.

O desenvolvimento industrial arruinou os artesãos, pois os produtos eram confeccionados com mais rapidez nas fábricas. A valorização da ciência, a liberdade individual e a crença no progresso incentivaram o homem a inventar máquinas.
O governo inglês dava muita importância à educação e aos estudos científicos e isso também favoreceu as descobertas tecnológicas.
O chamado Ludismo foi uma das primeiras formas de luta dos trabalhadores. O movimento ludita era formado por grupos de trabalhadores que invadiam as fábricas e quebravam as máquinas.
Os ludistas conseguiram algumas vitórias, por exemplo, alguns patrões não reduziram os salários com medo de uma rebelião.
A vida nas cidades se tornou mais importante que a vida no campo e isso trouxe muitas consequências: nas cidades os habitantes e trabalhadores moravam em condições precárias e conviviam diariamente com a falta de higiene, isso sem contar com o constante medo do desemprego e da miséria.
Por um outro lado, a Revolução Industrial estimulou os pesquisadores, engenheiros e inventores a aperfeiçoar a indústria. Isso fez com que surgisse novas tecnologias: locomotivas a vapor, barcos a vapor, telégrafo e a fotografia.
Com isso, as máquinas e fertilizantes ajudaram sim na agricultura promovendo o aumento da produção de alimentos isso ficou denominado como revolução verde . Esse processo ocorreu através do desenvolvimento de sementes adequadas para tipos específicos de solos e climas, adaptação do solo para o plantio e  desenvolvimento de máquinas.
 

A expressão Revolução Verde foi criada em 1966, em uma conferência em Washington, por William Gown, que disse a um pequeno grupo de pessoas interessadas no desenvolvimento dos países com déficit de alimentos “é a Revolução Verde, feita à base de tecnologia, e não do sofrimento do povo”.



A implantação de novas técnicas agrícolas iniciou-se no fim da década de 1940, porém os resultados expressivos foram obtidos durante as décadas de 1960 e 1970, onde países em desenvolvimento aumentaram significativamente sua produção agrícola.



Esse programa foi financiado pelo grupo Rockefeller, sediado em Nova Iorque. Utilizando um discurso ideológico de aumentar a produção de alimentos para acabar com a fome no mundo, o grupo Rockefeller expandiu seu mercado consumidor, fortalecendo a corporação com vendas de pacotes de insumos agrícolas, principalmente para países em desenvolvimento como Índia, Brasil e México.
O grupo patrocinou projetos em determinados países criteriosamente selecionados, as nações escolhidas foram: México, Filipinas, Estados Unidos, e, em menores proporções, o Brasil.

As sementes modificadas e desenvolvidas nos laboratórios possuem alta resistência a diferentes tipos de pragas e doenças, seu plantio, aliado à utilização de agrotóxicos, fertilizantes, implementos agrícolas e máquinas, aumenta significativamente a produção agrícola.

Constatou-se um aumento extraordinário na produção de alimentos. No México, as experiências iniciais e mais  significativas foram realizadas com o trigo, que em sete anos quadruplicou sua produção. Nas Filipinas, as pesquisas foram realizadas com o arroz, o resultado foi satisfatório, havendo um grande aumento na produção e colheita.

Porém, a fome no mundo não reduziu, pois a produção dos alimentos nos países em desenvolvimento é destinada, principalmente, a países ricos industrializados, como Estados Unidos, Japão e Países da União Europeia.



A modernização no campo alterou a estrutura agrária. Pequenos produtores que não conseguiram se adaptar às novas técnicas de produção, não atingiram produtividade suficiente para competir com grandes empresas agrícolas e se endividaram com empréstimos bancários solicitados para a mecanização das atividades, tendo como única forma de pagamento a venda da propriedade para outros produtores.



A Revolução Verde proporcionou tecnologias que atingem maior eficiência na produção agrícola, aumentando significativamente a produção de alimentos, entretanto, a fome mundial não foi solucionada, desbancando o discurso humanitário de aumentar a produção de alimentos para acabar com a fome nos países em desenvolvimento.


TURMA 301

Bruna Lays
Júnia Viviane
Leandro César

Na agricultura a utilização de máquinas e fertilizantes promoveu o aumento da produção de alimento?
Com o passar dos séculos e com maior evolução, o homem, começou a produzir instrumentos de trabalho com maior eficiência, que contribuíram para o aumento da produção e, assim, a dependência do trabalho braçal foi cada vez menos utilizada. Consequentemente com o uso das inovações surgidas nos séculos XVIII e XIX, o homem tornou-se mais dependente em relação ao setor industrial, um exemplo: a criação  de máquinas agrícolas . Isso corresponde à mecanização da produção agropecuária. A modernização da agricultura segue os moldes capitalistas e tende a beneficiar apenas determinados produtos e produtores, fortalecendo a monocultura (pequenos investidores que com a mecanização da agricultura, tem maior facilidade de plantio e colheita em maior quantidade e menor tempo).
Como resistência ao processo de modernização da agricultura, no início do século XX, na Europa, uma forma alternativa de produção foi criada, a agroecologia. Assim é possível relacionar o processo de produção convencional, trazida pela modernização agrícola e a produção alternativa, a agroecologia, procurando observar as características particulares de cada sistema de produção, convencional e agroecológico, e seus benefícios aos consumidores, ao meio ambiente e ao produtor.
Com os fertilizantes o plantio era favorecido devido ao crescimento e amadurecimento mais rápido do devido produto oferecido, porém, um grande risco foi corrido devido a pragas que atacavam e danificavam o que estava sendo plantado. Mas devido á inovações de máquinas e fertilizantes que, o aumento em grande escala da produção foi efetivada. As inovações tecnológicas na agricultura para a obtenção de maior produtividade através do
As inovações tecnológicas na agricultura para a obtenção de maior produtividade através do desenvolvimento de pesquisa em sementes, fertilização do solo, utilização de agrotóxicos e mecanização no campo que aumentassem a produtividade ficou denominada de Revolução Verde. A implantação de novas técnicas agrícolas iniciou-se no fim da década de 1940, porém os resultados expressivos foram obtidos durante as  décadas de 1960 e 1970, onde países em desenvolvimento aumentassem significa  sua produção agrícola. Esse programa foi financiado pelo grupo ROCKEFELLER, sediado em Nova Iorque utilizando um discurso ideológico de aumentar a produção de alimentos para acabar com a fome no mundo. A revolução verde foi criada para favorecer um segmento da sociedade que e o latifúndio. Em contra partida este latifúndio não consegue enxerga que, na verdade ele e só mais um meio de manobra para as transacionais.




2 comentários:

  1. Comentário referente ao trabalho de Junia , bruna e Leandro turma 301 tema 5
    Em consequência da revolução industrial junto com a revolução verde, tiveram a criação de máquinas que ajudaram e possibilitaram o aumento da produtividade agrícola. E junto com ela veio também a indústria química, que veio com a inovação dos fertilizantes que fazem com que as plantações aumentem.
    Isso tudo favoreceu a agricultura, de certa forma tornando o que ela é hoje.
    Mas em contra partida a revolução teve como consequência problemas irreversíveis foram deixados pela implantação do programa. O sistema de “monocultura” foi adotado em vários países, o que não foi bom.  Áreas foram totalmente transformadas em grandes lavouras de uma única plantação. As regiões ambientais que eram protegidas também sofreram impacto. Diversas florestas naturais passaram a serem pastagens e plantações. A intensa utilização de agrotóxicos e outros produtos químicos provocou a contaminação das águas e do solo dos locais.
    Sim, houve aumento da produção alimentícia. Mas o problema da fome não foi resolvido, pois a produção nos países em desenvolvimento é voltada principalmente para países já desenvolvidos e com fortes indústrias.

    O Brasil por exemplo , diversos produtores rurais não conseguiram alcançar as margens esperadas de produção e acabaram com dividas, tendo como escapatória vender suas propriedades para pagarem as contas.
    Viktoria 40
    Isabella 19
    Jenifer Laura 21
    Turma 303

    ResponderExcluir
  2. Referente a recuperação.
    Comentário referente ao trabalho da turma 301,tema 5.
    A inovação trazida pela utilização de máquinas e fertilizantes foi imprescindível para o aumento na produção de alimentos,o aumento da demanda de alimentos devido ao alarmante crescimento em decorrência as varias revoluções q consequentemente possibilitaram maior estabilidade para as pessoas,aumentando a natalidade.
    Devido a necessidade de maior produtividade alimentícia,foi plantado extensas áreas para abastecer o setor agrícola, foram implantados maior maquinário nos campos e a utilização de fertilizantes nas plantações.Contudo,mesmo com o desenvolvimento no setor agrícola,a fome interna das nações subdesenvolvidas não foi superada,ainda era algo a se preocupar no século XVIII e XIX em vários lugares,até se estabilizar no século seguinte.

    Jonathan 17
    Matheus 30
    Priscila 35
    Turma:301

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo ao nosso espaço de comentários! Deixe aqui a sua opinião crítica de forma respeitosa.