TEMA 3

TURMA 302
Larissa Silva
Luiza Helena
Tayane Camila


O Impacto Revolucionário gerado pela indústria química e siderúrgica A partir da segunda metade do século XIX

O termo revolução pode ser definido popularmente como toda e qualquer transformação radical que atinja consideravelmente os mais variados aspectos de uma vida em sociedade. Partindo desse pressuposto podemos fazer uma alusão histórica com o século XIX, marcado pelo desenvolvimento da ciência e tecnologia, onde houve o surgimento de novas indústrias viabilizando importantes mudanças econômicas, sociais e políticas, fazendo-a ser conhecida com Segunda Revolução Industrial.
         Antes dos meados do século XIX, os métodos usados na fabricação do aço eram lentos e muito caros. Entretanto em 1856 o engenheiro inglês Henry Bessemer descobriu uma nova técnica que transformava o ferro em aço através de um processo envolvendo um jato de ar no ferro em fusão.
Essa descoberta barateou os custos do produto, revertendo os gastos tidos antes em investimentos na indústria siderúrgica. Em pouco tempo o aço substitui o ferro dando inicio a sua ampla gama de utilização sendo na construção de trilhos para ferrovias ou edifícios e obras públicas de grande porte como viadutos e pontes.
A enorme expansão das vias férreas facilitou o escoamento das mercadorias produzidas e o recebimento destas, gerando também o incremento e desenvolvimento das cidades ao redor que se localizavam perto dos portos ferroviários. A expansão seguiu números exorbitantes sendo datados no ano de 1860 por  50 mil quilômetros de trilhos em todo o mundo e  trinta anos depois, Alemanha, Estados Unidos e Inglaterra, os países mais industrializados da época, detinham juntos 2500 mil quilômetros de trilhos construídos. Gerando impactos revolucionários no território das cidades em que as linhas ferroviárias passavam, houve o aumento da troca não somente de mercadorias e contingentes, mas também no meio artístico, o individualismo e o ritmo frenético dos ambientes urbanos impulsionaram a criação de novos movimentos de culturais de tradições diferentes, ocasionado pelo alto fluxo migratório.
         Cidades como Paris ( França) e New Castle (Inglaterra) que detinham grandes estações ferroviárias viram seu desenvolvimento crescer em passos largos, pois os olhos da sociedade burguesa e de comerciantes se destinavam a essas áreas, sendo assim os governos investiam em monumentos, praças, parques com o intuito de melhoria da infra estrutura dessa zona ferroviária, fomentando o ramo da engenharia civil que começará a desenvolver neste período.
A eficiência do setor agrícola está diretamente ligada ao uso do aço.  A terra é cercada, preparada com arados e semeada usando equipamentos que levam o material. Desde a hora da colheita com ceifadeiras até o armazenamento em espécies de silos´´artesanais ``.
Um segundo invento revolucionário se deu na indústria química com desenvolvimento na área farmacêutica, que teve como grande inovação a transformação de produtos naturais em compostos sintéticos, medicamentos adequados ao organismo a fim de produzir a ação terapêutica desejada.
Pesquisas levaram os químicos a substituir as drogas por  princípios ativos extraídos isoladamente.
Em 1881, Pasteur descobre o estreptococcus e a vacina contra o carbúnculo, doença comum no século XIX devido à má higienização da carne de animais, possibilitando assim a contaminação pela bactéria que é encontrada nos animais herbívoros, domésticos e selvagens, além de solo e couro de animais secos contaminados. O carbúnculo é uma infecção que pode afetar a pele, a região nasal e faringe, os pulmões, o mediastino (região central do tórax, incluindo o coração) e os intestinos.
Muito temido devido à possibilidade do óbito, principalmente em indivíduos portadores de diabetes.
Dois anos após a vacina de Pasteur estudos definem a metodologia fundamental da investigação bacteriológica e epidemiológica, revolucionando os tratamentos médicos hospitalares.
Com grandes impulsos e pesquisas o Alemão Félix Hoffman conseguiu sintetizar, numa formulação pura e estável a Aspirina (ácido acetilsalicílico).
A expansão e difusão da indústria química nessa época estava  presente nas mais diversas atividades sociais, desde a agricultura até a medicina, passando por diferentes áreas da economia, as descobertas pontuais ainda que rusticas contribuíram para o atendimentos das necessidades sócio econômicas, principalmente nas acontecimentos ligados a epidemias e taxas de mortalidade.
Através da fabricação de medicamentos na indústria farmoquímica, foi possível o controle das taxas e um acréscimo demográfico plausível da população norte-americana, europeia e também brasileira que tinha uma influência francesa predominante neste campo.
Ainda no campo da indústria química, pode-se comemorar os resultados obtidos no estudo do Petróleo como nova fonte de energia, que antes tinha sua utilização ligada ao uso medicinal, óleo lubrificante e fabricação de querosene para lampiões, devido a escassez da matéria.
Em 1859 foi perfurado o primeiro poço petrolífero na Pensilvânia, solucionando o problema da escassez. Com o passar dos anos novas pesquisas descobriram novos usos para o produto, porém o marco da época veio com  Otto em 1876,na invenção do primeiro motor de combustão interna, viabilizando uma série de progressos.
Alguns anos depois se utilizou o refino de Petróleo para obtenção de gasolina, adaptando assim o motor de combustão interna ao uso da gasolina substituindo o gás natural, equipou-o com faísca elétrica para inflamar o combustível. ´´ O aperfeiçoamento do carburador nas proximidades de 1890 por outro alemão, de nome Maybach, também muito contribuiu para aumentar as potencialidades da gasolina como fonte de energia. Finalmente, em 1897, Rudolf Diesel inventou um motor de combustão interna que já não usava gás nem gasolina, mas óleo cru. A instalação de motores Diesel em locomotivas e navios ameaça eliminar o vapor como fonte direta de energia até nesses seus últimos redutos da indústria de transportes. ``
Um dos fatos marcantes no ramo acadêmico foi a nascimento da engenharia química com George Davis em 1880, o Britânico foi o primeiro a identificar a necessidade de uma nova profissão ligada a indústria química. Pois na época os encarregados pela supervisão dos processos nas industrias era engenheiros mecânicos com conhecimento em processos químicos. Não obstante Davis reuniu químicos com gosto pela engenharia e engenheiros com instinto para química e formou estudos com turmas que deram origem aos atuais Engenheiros Químicos.
A indústria química contribuiu também com o melhoramento na fabricação  de papel, auxiliando na fabricação de livros e na produção de cartas e postais utilizados como meio de comunicação na época invenção das fibras sintéticas como o Nylon , matérias de construção como o cimento, aperfeiçoamento na produção de fertilizantes aumentando a produção na indústria alimentícia entre outros melhoramentos que se desenvolveram até os dias atuais.
Iniciou nos anos finais deste século com o auge da indústria química o uso da aplicação de cremes não somente para fins medicinais mas para a preparação de bases para cremes no século XIX incluem a introdução da lanolina purificada por Liebreich e da vaselina por Cheseborough em 1870. Os salões de beleza ganham popularidade, Indústrias começaram a fabricar as matérias-primas para a produção de cosméticos e produtos de higiene nos Estados Unidos, como a Colgate, na França, Japão, Inglaterra e Alemanha. Podendo se dizer que a preocupação com a estética e os padrões de beleza tem seus valores estabelecidos nesta fase que preparou a população para uma revolução não somente científica, mas também  social.

Os impactos revolucionários ocasionados pelo desenvolvimento das indústrias químicas e siderúrgicas invadiram não somente o espaço geográfico, mas gerou também transformações demográficas, urbanas, culturais e intelectuais nas sociedades.

As descobertas importantes da Segunda Revolução Industrial têm seus valores agregados aos laboratórios de física e química, do que do cérebro dos inventores natos.








  
http://3.bp.blogspot.com/-Sl2UQmZ_4CU/UD0qbtZPlMI/AAAAAAAABa4/OF9FCQk-omQ/s640/trem2+011.jpg
 Locomotiva Nº2 trabalhando nas obras da estação ferroviária de Sítio(Oeste de Minas , em 1880.
http://www.tricurioso.com/wp-content/uploads/2015/04/construcao-da-torre-eiffel.jpg
Resultado de imagem para construção torre eiffel  Construção da Torre Eiffel,Paris (França),com a utilização em larga escala do aço em sua estrutura.



3 comentários:

  1. Pude entender que a expansão e difusão da indústria química, estava presente nas diversas atividades sociais, que contribuiu para o atendimentos de diversas necessidades, tais como; sócio econômicas, através da fabricação de medicamentos na indústria farmoquímica. E que as importantes descobertas da Segunda Revolução Industrial, têm seus valores agregados aos laboratórios de física e química.
    Francielle, Júllia Ellen e Valéria.
    Turma: 303

    ResponderExcluir
  2. Percebemos pelo trabalho acima, que sim, houve um grande impacto revolucionário, pois houve expansão das vias férreas. A mudança de impacto foi a matéria prima utilizada no século XIX, que foi quando o aço tornou-se um material básico que deu um impulso para o crescimento das siderúrgicas.
    Número: 05 e 33 - 301

    ResponderExcluir
  3. podemos ver que a construção das ferrovias trouxe grandes proveitos para a sociedade, como locomoção de mercadorias e fácil acesso e transporte. Países como França Inglaterra deram grandes passos em usas comercializações pelo fato de terem melhores acessos ferroviários, facilitando o comercio a longa distancia.
    Douglas, Victor Figueredo, Henrique. Turma:302

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo ao nosso espaço de comentários! Deixe aqui a sua opinião crítica de forma respeitosa.