TEMA 2

TURMA 301

Ellen Braga 7
Iolanda dos Santos  41
Wellerson Ramos  40

As novas fontes de energia como eletricidade e petróleo impulsinonaram novos inventos?

Na segunda metade do séc. XIX teve avanços significativos na ciência e nas técnicas. A invenção da turbina e o dínamo permitiram a produção de eletricidade, a descoberta de poços de petróleo e a invenção do motor a combustão permitiram a utilização de novas fontes de energia como eletricidade e o petróleo que substituíram a força a vapor. Várias inovações tecnológicas impulsionaram indústrias tradicionais, possibilitaram o desenvolvimento de novas indústrias estimularam a realização de novas pesquisas e invenções.

A descoberta de novas fontes de energia como a eletricidade e o petróleo substituiu a força a vapor. Na indústria houve um grande desenvolvimento, particularmente na do aço na química e do material elétrico.
A vida cotidiana no século XIX mudou muito devido aos novos inventos que começaram a aparecer, como por exemplo, a lâmpada, o telefone e o frigorifico. Estes meios permitiram que as pessoas tivessem mais meios de comunicação.

Agora, surgem novas formas de energia elétrica, como a hidrelétrica, novos derivados do petróleo, como a gasolina. Houve também grande desenvolvimento do transporte marítimo e terrestre, como, respectivamente, barcos e locomotivas a vapor.



Nessa nova etapa, o emprego da energia elétrica, o uso do motor à explosão, os corantes sintéticos e a invenção do telégrafo estipularam a exploração de novos mercados e a aceleração do ritmo industrial.
O aperfeiçoamento dos inventos, tendo principalmente a explosão do processo evolutivo. Assim, apresenta novas técnicas industriais e energéticas, e expansão dos meios de comunicação.

Nós entendemos que a eletricidade e o petróleo vieram acrescentar muito para o mundo hoje, tanto na indústria como também no modo de vida das pessoas e também ajudou muito ao mundo todo a crescer economicamente. Segue alguns exemplos de como essas novas fontes de energia impulsionaram novos inventos:

O automóvel
“Outro importante transporte terrestre foi a construção do primeiro automóvel pelo engenheiro belga Étienne Lenoir, em 1863. Ele instalou sobre uma carreta de três rodas um motor de combustão interna (seu funcionamento deve-se à queima de combustível no interior de vários cilindros). O carro era montado a partir de um conjunto de peças padronizadas.”

 A lâmpada elétrica

“No século XIX, mais exatamente entre 1878 e 1879, a lâmpada elétrica é desenvolvida. Antes deste século, a iluminação era feita com fogueiras, velas e lamparinas. A precursora da lâmpada elétrica foi a iluminação a gás, que em 1807, fez Pall Mall (em Londres) tornar-se a primeira rua no mundo com esse tipo de iluminação; porém passou a ter segurança somente em 1885 com a invenção da camisa (ou véu) de gás. Segue-se a isso a lâmpada elétrica, inventada ao mesmo tempo pelo inglês Joseph Swan e pelo americano Thomas Alva Edison; os dois inventores juntaram-se mais tarde para comercializar a invenção. A lâmpada construída por eles constituía-se por um filamento muito fino (de carbono) por onde percorria a corrente elétrica, e produzia uma iluminação branca e muito brilhante, sendo que tudo isso envolvido por um bulbo de vidro.”

 Os meios de comunicação

“O meio de comunicação teve como precursor o telégrafo, que através de fios permitia enviar mensagens por sinais elétricos codificados. O primeiro desse aparelho foi inventado por dois ingleses em 1837: C. Wheatstone e W. Cooke. Mas foi em 1838 que seria inventado por Samuel Morse o código mais famoso: o código Morse. Neste, as letras são representadas por um código binário (traços e pontos). Então, em 1876, foi inventado pelo americano Alexander Graham Bell, o telefone. E, em 1884, através da Companhia Telefônica Bell, instalou-se a primeira linha telefônica de longa distância — entre Nova Iorque e Boston; o primeiro cabo a cruzar o oceano atlântico é de 1956, fazendo somente 36 chamadas por vez.”

Aprimoramentos industriais

“Devido à Revolução Industrial, surge a siderurgia (indústria de produção de ferro e aço em grande escala). O ferro fundido consiste em um processo de seu aquecimento até o ponto de fusão, quando se torna líquido, e assim possibilita sua moldagem, sendo depois colocado para esfriar. Já o aço, é uma liga de ferro com uma pequena quantidade de carbono (oscila de 0,05% a 1,8%). Para isso, o ferro tem que ser elevado à temperatura de 1.200 °C a 1.600 °C. Então, foi constituído um processo, em 1855 por Henry Bessemer, que se devia introduzir o ferro fundido num conversor por onde circula ar comprimido para oxidar as impurezas. Essa oxidação desprende o calor necessário para elevar a temperatura — não precisando utilizar mais combustível, e tornando o processo muito econômico. Finalizando, o conversor que contém o aço, é inclinado, despejando-o num caldeirão. Este processo é utilizado até hoje. 

Outro processo industrial que revoluciona-se neste período, é a mineração. Esse processo é essencial às siderúrgicas, sendo até antes do século XIX feito manualmente.”

Os microprocessadores e a informática

“O microprocessador é a parte fundamental de um computador, mas não somente deste, pois é utilizado também para várias outras máquinas: máquinas de lavar e de costura, calculadoras, televisões e rádios modernos, carros, robôs, satélites, etc. O primeiro foi criado pela empresa Intel, em 1971: foi o i4004.
O microprocessador — que está envolvido por uma cápsula chamada chip — compreende a unidade aritmético-lógica (dispositivo que realiza operações de cálculo), a unidade de controle (dispositivo que comanda outros, através de instruções corretas para executar tarefas), os registros (dispositivo de memória de dados e de resultados das operações das unidades de um microprocessador) e buses internos de conexão (bus é um micro cabo que conecta os dispositivos de um computador, e permite o envio de mensagens). Para a comunicação do microprocessador com dispositivos externos, utiliza os buses externos.”


Bibliografia:
Livrodehistoriaensinomedio/serprotagonista


TURMA 302

Amanda  1
Bianca 2

Karen 19

Como as novas fontes de energia impulsionaram novos inventos no século XIX?

Os séculos XIX e XX foram uma época de grandes descobertas e uma delas são as novas fontes de energia, eletricidade e petróleo substituindo assim o vapor que durante a primeira Revolução Industrial impulsionou a indústria.
Com a descoberta dessas fontes de energia foi possível se criar novas indústrias. A partir dessas indústrias foram surgindo novidades na vida das pessoas, que contribuíram para o desenvolvimento da população mundial naquela época, como:
·         Indústria química: Nos propiciou a fabricação de borracha, explosivos, perfumes, medicamentos.
·         Indústria de materiais elétricos: tornou possível o telefone, a lâmpada juntamente com a iluminação pública.
·         Indústria metalúrgica: Possibilitou a produção do aço.
A eletricidade já era conhecida na época, mantinha seu uso restrito apenas em pesquisas laboratoriais.
A partir do século XIX foi descoberto que ela podia transportar por longas distâncias e que ela daria menos prejuízo do que o vapor.
O desenvolvimento do motor de combustão interno foi um motivador de automóveis mais Gottlieb Daimber que realmente usou o petróleo como combustível para automóveis.
Essas novas fontes começaram a ser usadas através dos transportes que possuíam motor elétrico aumentando a produção da gasolina e seus derivados.
Uma importante invenção da época é o Dínamo que é um aparelho que gera corrente contínua, convertendo energia mecânica em elétrica, através de indução eletromagnética.


Invenções a partir das novas fontes:
A lâmpada elétrica:
A criação da lâmpada elétrica ocorreu no século XIX . Antes da criação desse dispositivo elétrico,a iluminação era feita com fogueiras, velas e lamparinas. A precursora da lâmpada elétrica foi à iluminação a gás, que em 1807, fez Pall Mall tornar-se a primeira rua no mundo com esse tipo de iluminação; porém passou a ter segurança somente em 1885 com a invenção da camisa de gás. Segue-se a isso a lâmpada elétrica, inventada ao mesmo tempo pelo inglês Joseph Swan e pelo americano Thomas Alva Edison; os dois inventores juntaram-se mais tarde para comercializar a invenção. A lâmpada construída por eles constituía-se por um filamento muito fino (de carbono) por onde percorria a corrente elétrica, e produzia uma iluminação branca e muito brilhante, sendo que tudo isso envolvido por um bulbo de vidro.
Carburador:
O carburador foi projetado por dois engenheiros húngaros em 1893. Todo motor de combustão interna precisa de uma determinada quantidade de combustível para funcionar, sendo que, a relação entre o ar que entra no motor e o combustível necessário para a queima precisa ser regulada. Assim, o carburador foi criado com o intuito de resolver este problema, pois, este componente do motor emite uma quantidade pequena, mas regulada de combustível no ar, que é então aspirado para dentro do motor, onde acontece a combustão.
Os Aviões:
 O primeiro voo foi feito pelos irmãos americanos Orville e Wilbur Wright, em 1903; porém, o primeiro voo devidamente homologado foi realizado pelo brasileiro Alberto Santos Dumont, em 1908. Esses primeiros aviões eram de  madeira e tecido, com suportes de ferro. Foram aperfeiçoados e substituídos  por modelos de metal aerodinâmicos, na década de 1920. Sendo, por um alemão em 1939, desenvolvido o primeiro avião a jato, chamado de He 178.
Secador de Cabelos:

O primeiro secador de cabelos foi inventado pelo francês Alexandre Godefroy. Porém a forma do primeiro secador não era como estamos acostumados a ver hoje. Era basicamente uma touca ligada a uma chaminé flexível, acoplada a um fogão a gás. Em um secador de cabelos, são as ligações de hidrogênio que permitem que o cabelo seque e ao mesmo tempo fique com um aspecto agradável. Felizmente o secador de Godefroy sofreu grande desenvolvimento e hoje esse aparelho é pequeno e portátil.
Essas são quatro das muitas invenções criadas a partir das novas fontes de energia.
Por meio dessas inovações, indústrias alcançaram lucros cada vez maiores. Assim o capitalismo crescia e afetava diretamente a aceleração da economia mundial.

Bibliografia:
·         pt.wikibooks.org                    
·         Jcb-falardehistoria.com 
·         infoescola.com
·         wikipedia.com
·         brasilescola.com

TURMA 303


Gabriel Vieira 15
Roscelino Alexander 48

Emerson Ramos 47



As novas fontes de energia, como petróleo e a eletricidade, impulsionaram novos inventos?

Com certeza as fontes novas como petróleo e eletricidade ambas surgidas durante a Segunda Revolução Industrial foram um grande impulso para novos inventos que continua a aprimorar ate em nossos dias. Houve mudanças na economia, na área sócia e política da época também com o estouro da descoberta destas novas fontes de energia.
Segundo Alexandre Alves e Letícia Fagunes autores do livro “Conexão da História”, Volume 3, a Eletricidade; ‘diminuiu os custos na produção por ser mais barata que o carvão além de ser inesgotável. Foi usada inicialmente em iluminação pública e depois foi substituindo a energia a vapor nas indústrias’. O Petróleo; ‘fonte geradora de energia a partir de 1859. “Em 1870 com o aperfeiçoamento do motor a combustão interno foi possível utilizá-lo como combustível nos meios de transporte’.

Assim com essas fontes de energia se teve várias invenções como a do: telefone, telégrafo e do rádio no setor de comunicação. A indústria química passou a produzir fertilizantes, artigos sintéticos, novos explosivos e medicamentos. Na área Siderúrgica houve uma revolução com novos processos de fabricação de aço, produzindo assim uma liga metálica em maior quantidade e em preços mais baixos, o que era muito viável e favorável na época, pois o imperialismo era uma realidade e a exploração era o meio principal de se conseguir matéria prima para impulsão de novos inventos.

No setor de transporte tivemos a expansão de ferrovias, substituição de navios a vela por vapor, vias transcontinentais foram feitas com os avanços tecnológicos. Então realmente tais fontes como o petróleo e a eletricidade impulsionaram bastante a invenção de novos inventos além de trazer conforto e melhoria à qualidade de vida das pessoas.

Outro ponto também que é importante comentarmos é o grande aumento demográfico que teve na época decorrido pelo barateamento dos preços agrícolas e outros produtos causados pela revolução. A população na Europa cresceu, que segundo o livro “Conexão da História”, Volume 3, passou de ‘145 milhões em 1750, para 265 milhões em 1850, e, em 1900 chegou a 430 milhões’.

Nesta época da segunda revolução industrial, onde houve grandes mudanças na forma de se ver o trabalho. Tiveram inventos que são usados até hoje, tal como o processo produtivo e a logística. Inventos que só foram possíveis graças à energia elétrica e ao desafio em que o ser humano, foi posto para conseguir atender grandes demandas de produtos.
Especificamente a eletricidade, possibilitou uma nunca esperada transição, de medieval e rustico à tecnologia robotizada (máquinas). A partir desse acontecimento, automaticamente foram surgindo novos inventos. Inventos que tornaram a vida do ser humano mais fácil. Mas em contrapartida, também trouxeram alguns transtornos para a nossa espécie, pois uma máquina realiza o trabalho de 100 humanos, assim passa a não ser mais necessário o trabalho braçal, desencadeando uma onda de desemprego e miséria.

Bom, como um processo de seleção natural, o ser humano precisou se adaptar a tal desafio. Mas como uma forma de reflexão, já imaginou o mundo, em pleno século 21, sem energia elétrica ou petróleo? Não dá para imaginar...
Então, o resumo para essa pergunta é simples. As novas fontes de energia impulsionaram todos os inventos, para que hoje termos tudo o que nos é oferecido.
Desde a antiguidade, o homem vem inventando diversas coisas para facilitar sua sobrevivência, como: fazer fogo, construir, etc. Mas, a invenção que com certeza marcará toda nossa existência, é a fonte de energia elétrica. Ela é à base de toda a sociedade humana que habita o planeta Terra.

A melhor forma de expressar a importância desse invento é pensarmos como seria nossa vida sem nenhum aparelho eletrônico. Um mundo sem telefone celular, não seria o mesmo. Logo em uma sociedade tão dependente de tal instrumento.
Então, podemos dizer que o mundo gira em torno de ideias, e com pequenas ideias, veem grandes inventos.

Ao falar de novos inventos e o que os impulsionam precisa-se saber suas origens. Em primeiro temos o petróleo: Que é uma fonte de energia que influenciam novos inventos, como já vem influenciando desde a Segunda Revolução industrial, e que hoje em nossos dias colhemos bons resultados com tecnologias altamente sofisticadas. Porém é um recurso não renovável que é uma de suas características negativas, pois é usado constantemente desde sua descoberta em vários inventos até hoje.

“No entanto (sabemos que, foi no século XIX, nos EUA, que o petróleo teve seu marco na indústria moderna). E atualmente sabe-se que a nossa sociedade é totalmente dependente do petróleo. E também que o mesmo será usado ainda mais para que se possa progredir cada vez mais em termos tecnológicos”,segundo informação do site vestibulandoweb.com.br.

 Já se tratando de eletricidade essa é uma fonte que influencia também novas invenções e que a mesma é de suma importância para sociedade moderna, pois se muitas coisas hoje necessitam da eletricidade para manter-se existindo. Atualmente essa fonte se torna cada vez mais importantes para nós seres humanos ao de nossas dependências.
 Ao tratar de tecnologia se pensa logo em nossas principais fontes que são; o petróleo e a eletricidade, pois, o que seria da vida humana sem eles? Hoje são essências ao tratar-se de meios de transporte aquáticos, aéreos, terrestres e nos meios de comunicação, pois vivemos agora em um mundo globalizado onde a interdependência de um país para outro é enorme e com os avanços tecnológicos temos o encurtamento do espaço, das distâncias e economia de tempo consequentemente.

Podemos concluir assim coma essas ideias abordadas em nosso trabalho e em concordância com as opiniões de alguns autores sobre o tema é que somos hoje totalmente dependentes dessas fontes retratadas acima e dos inventos gerados até hoje e os que virão ainda. Inventos esses que também tem interferência direta no campo da economia e da política muito como já citado pela globalização, interdependência dos povos. 

Na economia podemos destacar que com os meios de transporte as quantidades de produtos exportados e importados aumentaram e muito, além da diminuição do tempo gasto nas transições. Podemos destacar consequentemente também o aumento na produção agrícola, industrial, tecnológica, química que contribuem diretamente na economia de um país com os avanços também de máquinas mecânicas práticas que substituem a mão de obra humana e com maior rendimento e menos custo.
Já na política podemos destacar a facilidade de comunicação entre políticos, partidários torna mais fácil fazer acordos, parcerias, investimentos uns com os outros conforme a necessidade de tal. Também torna uma ferramenta importante para que cidadãos sejam mais participativos no campo da política por tornar as coisas mais claras, poder reivindicar seus direitos e cobrar das autoridades competentes pelo o que é devido fazer, através de manifestações, favorecendo assim uma democracia cada vez mais ainda popular, que é o objetivo de um regime democrático onde na teoria se diz o povo no poder.

Bibliografia
-Livro; “Conexão da História”_ Alexandre Alves e Letícia Fagunes.
-Site: coladaweb.com.br




16 comentários:

  1. O trabalho dos alunos Roscelino Alexander,Gabriel Vieira e Emerson Ramos da turma 303 está falando sobre como as novas fontes de energia que surgiram em meados do século XIX e no começo do século XX impulsionaram novos inventos.As novas invenções cobertas afetaram a população positivamente e negativamente.
    *Positivamente: Com a criação do telefone,telégrafo e rádio que ajudem na expansão da comunicação a longa distância na época.
    *Negativamente: Ao mesmo tempo que a invenção do telefone,telégrafo e rádio teve seus pontos positivos, não deixou de existir os pontos negativos.Esses meios de comunicação fizeram com que o contato direto com as pessoas diminuísse e elas passaram a conversar mais a partir destes.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. O trabalho de história sobre as novas fontes de energia e novos inventos dos alunos,Ellen Braga,Iolanda Dos Santos e wellerson Ramos contém muitas informações sobre os inventos do século XIX e XX.No trabalho está falando sobre como os maquinários que antes eram movidos a vapor,deixam de usar este recurso e sobre como as indústrias avançaram apartir das novas descobertas.Substituiram o vapor por fonte de energia mais modernos como a eletricidade e o petróleo.Também fala sobre as mudanças sociais e culturas que surgiram na época.
    Bianca,karen,Amanda turma: 302

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. O trabalho feito pelas alunas, Amanda, Bianca e Karen da turma 302 se trata da importância das novas invenções tecnológicas nos séc XIX e XX.
    O trabalho informa também as várias coisas consideradas comuns nos dias de hoje que foram descobertas durante a 2° revolução Industrial e com essas descobertas as indústrias (químicas, metalúrgicas e de materiais elétricos) tiveram avanços nas suas produções e maquinários. O desenvolvimento do trabalho alcançou o objetivo de nos proporcionar as informações dos acontecimentos dessa época.

    Thais S. Fernanda B. e Danielle L. turma:302

    ResponderExcluir
  6. O trabalho dos alunos Gabriel Vieira , Roscelino Alexander e Emerson Ramos da turma 303 retrata a importância das novas fontes de energia sendo elas o petróleo e a eletricidade , que impulsionaram novos inventos para a melhoria da sociedade . Essas invenções melhoraram o conforto e a qualidade de vida das pessoas na área do transporte e na área da economia , porém com essa melhoria toda e as invenções das maquinas muitos operários foram demitidos gerando miséria . O trabalho foi bem elaborado , ficou perfeitamente esclarecido .


    Sarah Karoline , Lorena França e Breno Cortes . Turma : 302

    ResponderExcluir
  7. Comentário sobre o trabalho da turma 302
    O trabalho expõe como a descoberta das novas tecnologias impulsionaram o desenvolvimento nas indústrias química, metalúrgica e nas indústrias de materiais elétricos. E como essas descobertas foram importantes para as invenções que mudaram a sociedade, como a criação de medicamentos, lâmpadas e a invenção do telefone, entre outras criações.

    Pâmela Suelen n°35
    Leonardo Assumpção n°27
    Turma: 303

    ResponderExcluir
  8. Comentário referente ao trabalho da Turma 301;
    Neste trabalho podemos perceber que os autores destacaram não só os inventos oriundos do petróleo e da energia elétrica que foram os principais inventos que revolucionou a criação de produtos melhores, mas também de seus derivados e a mineração dando destaque a importância dela na indústria. Destacaram também em outras áreas que estes inventos afetaram como nos meios de comunicação, industrial, agrícolas e produção, fazendo assim uma linhagem de como esses novos inventos impulsionou novos inventos que a sociedade usufrui até nos dias de hoje.
    COMENTARISTAS:
    - Gabriel Veira, 15
    - Roscelino Alexander, 48
    - Emerson Ramos, 47

    ResponderExcluir
  9. Comentário referente ao trabalho da turma 302;
    Neste trabalho os autores destacaram claramente o efeito positivo que as novas fontes energia que é o petróleo e a energia elétrica impulsionaram o meio industrial; motor a combustão interna, químico; criação de medicamentos, e materiais elétricos; como telefone, telégrafo, a lâmpada elétrica e muitos outros inventos que afetou diretamente a estes setores. Mencionaram também que com esta impulsão outros inventos feitos, que podemos dizer que são para mais comodidade ou estéticos, que tem como finalidade de embelezar algo, estimular o capitalismo, mercado consumidor e exemplo disso é o o secador de cabelo citado no trabalho que realmente é só usado esteticamente mesmo, e os avanços tornou isso foi possível e visto com bons olhos pela sociedade que cada vez mais até hoje em dia aprimoram produtos que só tem como objetivo a estética e também melhor comodidade às pessoas. Exemplos que podemos citar ainda são as: pranchas de cabelos, cortador de grama elétrico, equipamentos fitness baseados em tecnologia e etc.
    COMENTARISTAS:
    - Gabriel Vieira, 15
    - Roscelino Alexander, 48
    - Emerson Ramos, 47

    ResponderExcluir
  10. Comentário referente ao trabalho de Ellen Braga
    Iolanda dos Santos  
    Wellerson Ramos  
    Turma 301

    Concordando com o que foi dito, a revolução verde proporcionou avanço e a chegada de indústrias que traziam máquinas que facilitavam o cultivo, e não só as máquinas, mas também a indústria química trouxe fertilizantes.
    Como podemos ver essas duas novas fontes de energia (eletricidade e peteroleo),foi de um grande passo na história da humanidade, avanços que ainda se modifica ao passar dos anos,trazendo conforto, praticidade,confiabilidade nas empresas,investindo o tempo .
    E um dos exemplos citado acima (Lampada Elétrica), faz parte de vários marcos ja feita pela humanidade, a invenção da lampada feita por Thomas Alva Edison e Joseph Swan nós proporciona hoje ,as noites com mais segurança ,praticidade, algo que chegou nas casas e proporcionou uma vida mais estável e confortável, graças a Eletricidade.
    Isabella 19
    Viktoria 40
    Jenifer Laura 21
    Turma : 303

    ResponderExcluir
  11. O trabalho da turma 303 está falando sobre como as novas fontes de energia impulsionaram novos inventos, a partir do petróleo e da eletricidade teve-se a melhoria da sociedade . Essas invenções melhoraram o conforto e a qualidade de vida das pessoas tanto no transporte como ne economia.

    turma 301
    wellerson ramos
    Iolanda
    Ellen Braga

    ResponderExcluir
  12. Referente ao trabalho da turma 303 Gabriel Vieira / Roscelino Alexander/ Emerson Ramos.
    O Trabalho apresentado é de grande clareza, tratando-se sobre novas fontes de energia que surgiram no século XIX e XX, com a substituição do vapor por fontes de energias, com a eletricidade e o petróleo. Assim através dessa descoberta vieram outros avanços como; químicos, metalúrgico e materiais elétricos. Destacando-se a importância e o conforto que esses avanços trouxeram para os dias de hoje, e trazendo grande influencia na economia e na industrialização.
    Lucas Tavares Manini Caldeira
    Turma: 303

    ResponderExcluir
  13. Conseguimos entender que essas novas fontes de tecnologia foram essenciais para a criação de novas invenções, elas providenciaram novos meios de pensamentos e abriram novos caminhos para novas invenções.

    Turma 301
    Gabriel Sabino 11
    Fernando 10
    Marcos Machado 42

    ResponderExcluir
  14. Eu conseguir entender que com o descobrimento de novas fontes de energia, surgiu também novos métodos para assim criar novas invenções, o que foi fundamental para a segunda revolução industrial, e assim fazendo com que haja mais sucessos do que fracassos nas invenções.

    Turma 301
    Andre Luiz 01

    ResponderExcluir
  15. Comentário do trabalho da turma 302: Pesquisaram informações sobre as novas fontes de energia, esclarecendo bem o tema do trabalho. Falando assim , da eletricidade uma importante fonte de energia elétrica , impôs também as inovações criadas , , e mencionaram alguns exemplos. assim também, com essas criações , ajudou na melhoria da sociedade, com alguns avanços como a tecnologia.
    turma:301
    Ellen Braga
    Iolanda Monteiro
    Wellerson Ramos

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo ao nosso espaço de comentários! Deixe aqui a sua opinião crítica de forma respeitosa.