TEMA 12

 TURMA 303

 Leonardo Assumpção de Almeida Monteiro 27
 Pâmela Suelen 35


Tema: IMPERIALISMO: As principais charges da época, o  que criticavam e quem as produziu.

  O Imperialismo é  a ação das grandes potências mundiais (Inglaterra, França, Alemanha, Itália, EUA, Rússia e Japão) sobre as regiões menos desenvolvidas (Ásia, África e América) com o objetivo de controlar o mercado consumidor e a extração de matérias-primas destas regiões.
*Charge "A Torta Chinesa", de Henri Meyer, 16 de fevereiro 1898 no Le Petit Journal, na França.


A imagem mostra a ação das nações
imperialistas (Inglaterra, Alemanha, Rússia,
França e Japão) sobre a China (pizza). Onde
as potencias mundiais dividem a pizza
(mercado consumidor, matérias-primas)
chinês entre si.

Ao conquistar um novo território, as nações imperialistas (Inglaterra, França, Alemanha, Rússia, EUA, Itália e Japão) pretendiam ter o controle total das matérias primas e do comércio da região conquistada. Além,é claro, de dispor de mão de obra barata facilmente encontrada nas regiões colonizadas.
A partir da segunda metade do século XIX, as rivalidades entre as potências mundiais, sobretudo europeias, passaram a ser traduzidas em acirradas disputas nas mais variadas esferas. Abastecidas pela industrialização e enveredando pela era dos nacionalismos exacerbados, as potências trilharam, navegaram e se armaram na disputa por cada palmo de terra do planeta. Dentro das fronteiras europeias, contudo, havia relativa paz: frágil, a chamada “paz armada” se esvaiu em aço e sangue em 1914, com a eclosão da Primeira Guerra Mundial.
  Um dos marcos sobre a nova forma de colonização ocorreu na recém-unificada Alemanha, quando a Conferência de Berlim (1884-1885) redefiniu as novas regras de partilha do continente africano entre as potências europeias: a África teve seu território rasgado e repartido entre estas. Na Ásia, a jóia da coroa imperialista era a China e sua grandeza lhe custou caro: os europeus controlavam a maior parte dos portos chineses, destacando-se os de Hong-Kong, Xangai e Porto Arthur. A Oceania também foi "presa" no processo.
Na virada do século XX, mais da metade da superfície da Terra pertencia às potências. Sob o jugo destas e sofrendo os duros efeitos da neocolonização. Considerável porcentagem da população mundial alimentou as indústrias imperialistas com matéria-prima e mão-de-obra barata: este processo de expansão econômica igualmente veio a abrir novos mercados para o escoamento da produção das metrópoles.
O novo “surto colonialista” era diferente do empregado nos séculos anteriores: com os grandes mercados saturados, os empreendedores poderiam investir o excedente de capital nos territórios ultramarinos — expansão então considerada necessária para alimentar o desenvolvimento do sistema capitalista. O neocolonialismo muitas vezes também foi justificado com o questionável argumento de que as potências seriam responsáveis por levar o progresso científico aos recantos do globo destituídos das benesses oriundas das inovações tecnológicas e sociais então em andamento na Europa e na América do Norte.

No centro das atenções, encontrava-se a Europa, que vivia relativa paz dentro de suas fronteiras desde a queda de Napoleão, na Batalha de Waterloo (1815). Vários conflitos ocorreram ao longo do século XIX, mas nenhum generalizado e destruidor como os do passado.
Entretanto, os estandartes da era dos impérios eram levados a todos os cantos do globo em campanhas expansionistas. Após o período conhecido como Paz Armada (final do séc. XIX até 1914), era deflagrada, em 1914, a Primeira Guerra Mundial: por meio das armas, as “sociedades civilizadas” tentaram resolver suas diferenças.

Conclusão: É assim que podemos compreender as dificuldades que certos países têm até os dias atuais. As marcas profundas deixadas pelo colonialismo se refletem em suas culturas, políticas, economias e são vistas com clareza nas guerras e massacres causados por diferenças étnicas. São países ainda, de certa forma, dominados pelas nações poderosas

É a esse domínio que chamamos Imperialismo.




 TURMA 301

  Artur Chedid   02
  Luis Fernando  24
  Sandra Gomes  37


 O imperialismo visto através das charges
No século XIX, alguns países europeus iniciaram uma fase de intensa e crescente industrialização (Revolução Industrial). A grande quantidade de capitais acumulados e o desenvolvimento acelerado de novas tecnologias, gerou a necessidade de expandir o mercado e os investimentos. Imperialismo trata-se de uma política de expansão territorial, cultural e econômica de uma nação em cima de outra, para que se possa conseguir mão-de-obra, matéria-prima e mercado consumidor na época restrito à Inglaterra, para outros países europeus e para os Estados Unidos. Nesse período alguns jornais publicavam charges (ilustração humorística ) que criticavam o imperialismo.



*Charge: “A Torta Chinesa”, de Henri Meyer, publicada em 16 de janeiro de 1898 no Le Petit Journal, na França. Da esquerda para a direita: rainha Vitória, da Inglaterra olhando o kaiser Guilherme II, da Alemanha; (estão se olhando ameaçadoramente porque a Inglaterra tinha domínio  da China - e a Alemanha recém formada, se tornou uma ameaça); Nicolau II da Rússia, uma mulher representando a França, e um samurai representando o Japão.  Em pé esta o imperador chinês aflito por não querer a divisão de seus país entre as potências.



                                                             *Charge que expressa uma critica à postura imperialista assumida pela Inglaterra ao longo do século XlX. Aqui é utilizada a metáfora do povo , que , com seus tentáculos, busca envolver cada um dos países apresentados na charge.                      


*A Inglaterra, principal nação imperialista do final do século XIX, controlava completamente a extração de matérias-primas de suas colônia africanas e asiáticas.                                               Imagem ao lado: A grande pretensão inglesa na África era ligar, por meio de estradas de ferro, suas colônias africanas do Norte (Egito, Eritréia, Nigéria e Sudão) com as colônias do Sul (Rodésia e África do Sul) e, assim, controlar todo o Continente Africano.


*As potências europeias chegaram na  África e dominaram tudo. Eles queriam levar suas indústrias para lá, além de partilhar a África entre si, sem consultar a população. É uma sátira aos africanos, que enquanto a Inglaterra tinha as melhores armas e soldados, a África ainda estava com lanças e homens não tão bem treinados. Na charge os ingleses meio que dizem que são tão superiores que até com as dos africanos eles venceriam!

                                                                                                                                                                                     
*Quando domina uma região, a potência imperialista leva junto de si uma série de empresas de seu país para controlarem o mercado consumidor e a extração de matérias-primas da região sob domínio. A imagem ao lado mostra que a invasão norte-americana não acontece sozinha, pois leva consigo uma série de grandes corporações com o propósito de  controlar, não somente o mercado, mas a cultura da sociedade explorada. ‘’Demostra não apenas a invasão dos multinacionais mas também uma invasão cultural impondo novos valores.’’




*Os cartéis e trustes dominam todas as etapas da produção, do transporte, da distribuição e da comercialização de um produto. A imagem acima mostra senhores gordos (trustes) observando o que a imprensa está escrevendo (manipulação da opinião pública).




*Monopólio: Domínio completo do mercado, geralmente pela união de várias empresas em cartéis ou trustes. Privilégio dado pelo governo a alguém, para poder, sem competidor, explorar uma indústria ou vender algum gênero especial. Imagem acima: somente podem existir monopólios quando as corporações controlarem o governo e a opinião pública (jornais, TVs, rádios, internet, etc.).



*Essa charge mostra o ideal do imperialista inglês, que fala é a raça superiora e que deveria dominar as outras. Nessa charge a imperialista usa e abusa do menininho e indica que os africanos tinham que agir como se fossem europeus mas sendo escravos dele!          ‘’Demostra o preconceito, dizendo que a mulher branca e superior ao garoto negro .’’


*Nessa charge a mulher branca é “maior” do que o menino negro, e isso induz ao preconceito. Se você reparar a época em que esse anúncio foi publicado, é a época em que o imperialismo estava no auge. E como era na Europa a concentração de imperialistas, isso ajuda ainda mais a mostrar o colonialismo como uma coisa boa.


OBS: Não achamos os autores de todas as charges .


http://www.historialivre.com/contemporanea/imperialismo.pdf

TURMA 302

Breno M.C Rocha 04
 Lorena França 22
 Sarah Karoline 33  



QUAIS AS PRINCIPAIS CHARGES DA ÉPOCA? O QUE CRITICAVAM? QUEM AS PRODUZIU?

De forma geral o imperialismo é a imposição territorial ou cultural, econômico e ideológico de um Estado sobre o outro.
A primeira forma de imperialismo a ser falado, ocorreu na antiguidade, com as nações romanas, egípcias e gregas expandindo seus territórios. Os romanos de uma forma peculiar não impunham nas sociedades em que dominavam os seus próprios costumes e crenças, e sim pegavam oque tinha de melhor das outras nações, para eles próprios. Podemos comparar o imperialismo com o colonialismo, pois os dois há intervenção de um povo sobre o outro. No colonialismo um país dominava outro fazendo com que um pertencesse ao outro, já no imperialismo não há essa relação e sim uma influência de forma natural.
Na Europa imperialista, os países tinham como objetivo uma expansão do mercado consumidor, a extração de matérias primas e uma mão de obra barata, devido a essas necessidades, houve uma forte influência imperialista sobre o continente asiático e o africano, destacando-se a extração de meais preciosos da África.
Na transição do século XIX para o século XX, ocorreu uma corrida para a conquista do mundo, assim gerando a Primeira Guerra Mundial e logo depois a Segunda Guerra Mundial, Criando assim um novo tipo de imperialismo, o ideológico e de classes. Esse imperialismo significa uma imposição do modo de pensar de uma sociedade sobre outra e de uma classe social sobre outra.
No século XIX um país imperialista era aquele que dominava economicamente o outro, e desse modo à capitalização das nações imperialistas gradativamente se ampliava.
Imperialismo americano
Atualmente a forma de Imperialismo é praticada principalmente pelos EUA, de forma militar como, por exemplo, nas intervenções feitas nos conflitos do oriente médio nos últimos anos, atuando como ''árbitros'' da guerra e ao mesmo tempo financiando-a , de forma cultural , quando as multinacionais americanas ao disseminar seus produtos e serviços  para o mundo , impõe uma forma de pensar e agir , o imperialismo econômico americano aparece ao perceber que se a economia desse país sofrer uma crise o mundo inteiro vai sofrer as consequências , assim como politicamente , uma decisão politica americana pode acarretar em consequências para todo o globo.
Imperialismo no Brasil
Hoje podemos dizer que existe um imperialismo brasileiro ocorrendo sobre os países sul-americanos por buscar investimentos nos seus países vizinhos.

Charges

Pizza (China): Essa imagem retrata a ação das nações imperialistas ( Inglaterra , Alemanha , Rússia , França e Japão ) sobre a China que no caso seria a pizza onde as potencias mundiais á dividem ( que esta representando o mercado consumidor e as matérias primas )  chinês entre si .           





Mickey: Essa imagem nos mostra que quando uma região é dominada por uma potência imperialista ela leva junto de si uma série de empresas de seu país para controlarem o mercado consumidor e a extração de matérias-primas da região sob domínio, mostra que a invasão norte-americana não acontece sozinha, pois leva consegue uma série de grandes corporações com o propósito de controlar, não somente o mercado, mas a cultura da sociedade explorada.    




Dois homens lutando com palitos de fósforo: Essa charge nos mostra que  o período Pós-Guerra  se caracterizou por sua Paz Armada. Pois, temerosos de uma retaliação, Estados Unidos e União Soviética não ousavam o enfrentamento militar, mas realizavam uma corrida militarista. Apesar de possuírem bombas nucleares, o enfrentamento ocorre apenas com palitos de fósforos, enquanto um não acender o palito, não há guerra.



Mesa com “impérios” dividindo a África entre si: No imperialismo, quando alguns países promoveram a expansão para o território africano, houve uma partilha de acordo com o poder de cada império. Sendo assim, países de extrema importância, como a Inglaterra, ficou com os melhores terrenos.


Por ter uma diversidade grandiosa, a África foi disputada por vários países, não somente da Europa, mas de outros continentes também.
Extração de matérias da África para os demais continentes: O Imperialismo trouxe para o continente africano várias marcas. Foi extraído do território todo o tipo de matéria-prima que enriqueciam cada vez mais os outros países.



  



8 comentários:

  1. As charges foram uma forma essencial de critica as potencias imperialistas,mostrando de forma subjetiva a dominação que era imposta sobre as nações que eram dominadas.

    301.Luis Fernando
    Sandra Gomes
    Artur chedid

    ResponderExcluir
  2. A charges foi um forma de nos apresentar as diferenças entre nações mostrando de uma forma de distração a dominação que se tinha na época do imperialismo.

    Ingrid Thainá
    Marcelly Andreza
    Marina Alves

    301

    ResponderExcluir
  3. As charges apresentadas criticam, de forma engraçada, os costumes e mentalidades da época do imperialismo.
    Geane Bocaiuva, Karoline Ramos, Millena Gomes, 301

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. As charges vistas acima lista alguns conflitos acontecidos na época do imperialismo relatando-nas de forma engraçada e outros de um modo mais real mostrando a superioridade de algumas nações da epoca.
    Isabela Cristina,Nathalia Karolyna,RobertaThuany302

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. breno, sarah, lorena , turma 302

    comentário refente ao trabalho da 303: A charge expressa de forma clara a divisão de terras da China pelas potências europeias ,visando não só um domínio ideológico , mas também físico , com a extração de matéria prima e mão de obra barata .

    comentário referente ao trabalho da 301 : As charges mostram as diferentes formas do domínio imperialista europeu sobre os africanos , principalmente o domínio inglês . Podemos ver também o exemplo de domínio cultural dos EUA se a expansão de multinacionais que influenciam outras culturas .

    ResponderExcluir
  8. Comentário referente ao trabalho da turma 302:
    As charges apresentadas que foram feitas na época retratam de forma crítica e às vezes com humor como foi o modo de dominação dos europeus sobre o continente africano. O trabalho feito também cita as formas de imperialismo existente atualmente nos EUA por exemplo, e como as multinacionais e grandes marcas influenciam a cultura.

    Pâmela Suelen n° 35
    Leonardo Assumpção n° 27
    Turma: 303

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo ao nosso espaço de comentários! Deixe aqui a sua opinião crítica de forma respeitosa.