quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Livin´on a prayer



Livin´on a prayer ( vivendo a base de uma prece)
Once upon a time ( Era uma vez )
Not so long ago ( Não muito tempo atrás)
Para obter o restante da letra e da tradução clique AQUI








sábado, 18 de outubro de 2014

Sabia Q?

Prédio da Câmara Municipal de Mariana-MG, inaugurado em 1795. Fonte ( acesso em 18/10/2014)
As primeiras eleições no Brasil ocorreram em 1532? Martim Afonso de Sousa, nomeado governador-geral pelo rei de Portugal, fundou a primeira vila do Brasil, batizada de São Vicente, que se constituiu no primeiro núcleo administrativo do país. Para a administração da vila, foi constituída a primeira Câmara municipal do Brasil, que seguia o modelo utilizado em Portugal desde a Idade Média.

Naquele tempo as câmaras eram constituídas por até quatro vereadores, com mandato de três anos, um  juíz ordinários[1], além de uma burocracia formada por escrivães, tesoureiros e dois almotacés (responsáveis pela fiscalização das obras públicas). A eleição era indireta,  havia votantes de primeiro e segundo graus. Os de primeiro grau eram os “homens bons”, que indicavam ao escrivão o nome de seis pessoas que seriam votantes de segundo grau e que escolhiam os oficiais das Câmaras. Excluíam-se os trabalhadores, degredados e judeus. (...) os eleitores eram geralmente os homens nobres de linhagem e seus descendentes.


Durante o século XVI e início do XVII, as atribuições dos vereadores eram variadas: a construção e conservação dos logradouros, a denúncia de crimes e contravenções, o auxílio aos alcaides no policiamento e até o julgamento, sem direito a apelação, dos infratores da lei. Exerciam assim funções executiva, legislativa e judicial.
Fonte  (acesso em 18/10/2014)

[1] Era o presidente das sessões da câmara municipal.

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Transformações no Mapa Múndi com o fim da URSS

Bom dia pessoas!
Na aula de ontem notei em algumas turmas a distância entre a posição geográfica de alguns países no mapa múndi e o conhecimento necessário do espaço territorial global quando estudamos Guerra Fria e a desintegração da União Soviética.
Por isso, busquei em alguns sites, citados na legenda, imagens que se forem apreciadas e bem observadas, trarão para vocês mais informações a respeito de como está dividido o espaço geográfico mundial hoje e como era no final da década de 1980.
O terceiro mapa mostra a divisão política da extinta União Soviética. Vejam quantos países faziam parte dessa união! Separados da Rússia, muitos se dividiram e adotaram outros nomes. No mapa 4 temos a divisão mais recente que encontrei sobre o Leste Europeu. 
Espero que sejam úteis aos seus estudos.

MAPA 1

Fonte: http://www.guiageo-mapas.com/mapa-mundi.htm
 (acesso em 01/10/2014)

MAPA 2
Fonte: http://www.globalresearch.ca/articlePictures/map1942world1600.jpg
 (acesso em 01/102014)



MAPA 3
Fonte: Wikipedia (acesso em 01/102014)

MAPA 4


Fonte: http://cafehistoria.ning.com/photo/1980410:Photo:177?context=latest
( acesso em 01/10/2014)