domingo, 30 de março de 2014

A Primeira Guerra mundial

Imagem Daqui

A partir de 1870, as nações industrializadas europeias avançaram sobre os territórios da África e da Ásia, transformando as áreas dominadas em fornecedoras de matéria-prima, de mão-de-obra barata, em mercados consumidores de seus produtos e no destino para a solução dos problemas gerados pelo excedente populacional europeu.
O domínio exigia ações violentas dos países imperialistas contra os povos dominados. Justificavam a dominação como sendo uma "missão civilizadora", uma atitude que deveria salvar esses povos da ignorância cultural, do desvio religioso e da falta de tecnologia.
A conquista de vastos territórios gerou a formação de impérios. Assim, imperialismo significou a expansão do capitalismo industrial, que submeteu uma série de países às grandes potencias europeias, sendo motivo de disputas que geraram a Primeira Guerra Mundial.


Imagem Daqui

Às vésperas da Grande Guerra, as disputas políticas e econômicas entre os países europeus geravam constantes conflitos. França e Inglaterra foram os países mais beneficiados com partilha da África e da Ásia, e portanto, eram alvo de constantes desafetos por parte da Alemanha, país recém unificado e em pleno crescimento industrial, com grande pretensão de fazer frente ao poderio inglês. 


A tensão entre as potências europeias empurrou-as para um sistema de alianças de ajuda mútua para o caso de algum conflito. Em 1882, formou-se a Tríplice Aliança, liderada pela Alemanha, em parceria com a Itália e o Império Austro-Húngaro. Como resposta, em 1907 a Inglaterra, a França e a Rússia formaram a Tríplice Entente.


À política de alianças e as rivalidades imperialistas, soma-se também o sentimento nacionalista, cultivado entre os franceses (Revanchismo Francês) diante da necessidade de recuperar a Alsácia-Lorena tomada e  anexada pelos alemães; e também pelos povos eslavos (Pan-eslavismo) e pelos de origem germânica (Pangermanismo) que se baseavam na necessidade da união dos grupos que possuíam a mesma língua e costumes.



O estopim para a eclosão da guerra foi o assassinato de Francisco Ferdinando, herdeiro do trono no Império Austro-Húngaro, durante sua visita à Bósnia, região conquistada por seu país e que era de grande interesse da Sérvia.  O crime foi executado por um membro da associação terrorista "Mão Negra", de origem Sérvia. 

Imagem Daqui

Diante da negativa do governo da Sérvia em aceitar as imposições do Império Austro-Húngaro para um acordo de paz, a guerra ficou declarada e, cada país aos poucos foi sendo envolvido no confronto através da política de alianças, que inicialmente inseriu a Alemanha em apoio ao Império Austro-Húngaro, e ao tempo a Rússia em apoio à Sérvia.


Entre 1914-1915, a guerra se caracterizou pelos deslocamentos das tropas em busca do combate ao inimigo, o que resultou num enorme número de mortes. De 1915-1918, os exércitos aderiram ao combate em linhas definidas e fortificadas em forma de trincheiras. Desta forma, garantiam as conquistas e evitavam o avanço dos inimigos.

Em 1917, a Rússia saiu da guerra em razão de seus problemas políticos internos. No mesmo ano, os alemães atacam navios americanos e os Estados Unidos entram na guerra ao lado da Tríplice Entente, que ficou fortalecida econômica e militarmente. Os americanos levaram à guerra alguns exércitos aliados da América Latina, em pequena proporção, como foi o caso do Brasil.

historiainte

Com a derrota de seus parceiros, a Alemanha recua ao perceber sua iminente derrota. Os países da Tríplice Entente a consideraram responsável pela guerra e impuseram-na uma série de restrições que ficaram definidas nos termos do Tratado de Versalhes. 


Pretendiam frear o desenvolvimento econômico e o reerguimento militar dos alemães. Dentre elas podemos citar a devolução de territórios anexados de outros países, a perda de suas colonias, a suspensão do serviço militar obrigatório, do uso de armas pesadas, da utilização e fabricação de aviões de guerra, de tanques e de manter uma marinha de guerra.
E por fim, a indenização dos países vencedores, algo em torno de 30 bilhões de dólares, representando uma imensa humilhação para o país. 

Europa após a I Guerra

Obs: Algumas imagens estão sem os créditos por falta de informação. Foram copiadas do google imagens.