quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Sugestão de atividade sobre o fim da URSS


 O colapso soviético

Com o colapso da União Soviética, a experiência do “socialismo realmente existente” chegou ao fim. Pois, mesmo regimes comunistas que sobreviveram e tiveram êxito, como o da China, abandonaram a ideia original de uma economia única, controlada e planejada pelo Estado. Será essa experiência, algum dia, renovada? Claramente não o será da forma desenvolvida na União Soviética [...]
Porque a experiência soviética foi tentada não como uma alternativa global ao capitalismo, mas como um conjunto de respostas à situação particular de um país imenso e atrasado, numa conjuntura histórica particular e irrepetível.
O fracasso da revolução em outros países deixou a União Soviética comprometida a construir sozinha o socialismo, num país onde, pelo consenso universal dos marxistas em 1917, incluindo os russos, as condições para fazê-lo simplesmente não existiam.

(Adaptado de HOBSBAWN,Eric. Era dos Extremos: o breve século XX – 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. P. 481.)

    1-     Para o historiador Eric Hobsbawn, o fim da União Soviética foi também o fim do socialismo? Justifique com argumentos do texto.

 2-     De acordo com o texto, os marxistas acreditavam que o contexto russo de 1917 não era  propício para a implantação do socialismo. Identifique a principal causa:
a)  O poder político do Czar era hereditário.
b)  A economia do país era centrada na produção agrária.
     c)  Os trabalhadores da indústria tinham condições regulares de trabalho.
     d)  Faltavam militares para compor o Exercito Vermelho. 

   3- Observe a fotografia abaixo e explique as contradições do socialismo na União Soviética tendo por base o cenário mostrado na imagem.


    

Moscou, 1987, fila para comprar sapatos.  Fonte



     4-  9 de novembro de 1989, Jornal do Brasil:


            Na imagem acima a manchete mostra uma das causas da :
a)  Independência da República Democrática Alemã, ex-colônia dos Estados Unidos.
b)  Desintegração do bloco socialista soviético a partir de 1989.
c)   Guerra fria entre Estados Unidos e União Soviética.
d)   Formação da União Europeia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo ao nosso espaço de comentários! Deixe aqui a sua opinião crítica de forma respeitosa.