segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Os últimos dias da URSS

Documentário interessante. Quem assistir deixe por favor um comentário.



2 comentários:

  1. Em 31 de dezembro de 1991, foi o dia em que a bandeira vermelha do Kremlin é arreada e substituída pela bandeira tricolor da Rússia, marcando o fim da União Soviética e de suas ideologias. Quem poderia imaginar que apenas dois meses depois da queda do Muro de Berlim, os cidadãos soviéticos estariam a derrubar as estátuas de Lenine no berço do comunismo. De 1989 a 1991 aconteceu uma serie de eventos imprevisíveis e inevitáveis. Com todos estes acontecimentos e com os solavancos da historia trouxeram a toda a rivalidade entre dois homens: o Mikhail Gorbachev (foi o ultimo secretario geral do partido comunista da União Soviética) prejudicado pelos resultados econômicos da sua perestroika, e Boris Yeltsin (foi um estadista russo que pôs fim ao regime comunista da União Soviética), incorporando as esperanças do povo russo. Este documentário narra, dia a dia, e critica os últimos dois anos da URSS e lança a luz que levou ao colapso repentino de um dos impérios mais totalitários de século 20.
    Guilherme Santos Maciel, N°17, Turma:301

    ResponderExcluir
  2. Jean Carlos Catalunha Oliveira, n° 24, Turma: 301
    Os problemas gerados pela burocratização do governo soviético foram piorando a situação social, política e econômica do país. O fechamento do país para as nações não-socialistas forçou a União Soviética a sofrer um processo de atraso econômico que deixou a indústria soviética em situação de atraso. Além disso, os gastos gerados pela corrida armamentista da Guerra Fria impediam que a União Soviética fosse capaz de fazer frente às potências capitalistas.
    Em 1985, Mikhail Gorbatchev tomou o controle do Partido Comunista Soviético com novas ideias. Entre suas maiores metas governamentais Gorbatchev tentou duas medidas: a perestroika ( reestruturação) e a glasnost (transparência). A perestroika visava modernizar a economia russa com a adoção de medidas que diminuía a participação do Estado na economia. A glasnost tinha como objetivo diminuir o poder de intromissão do governo nas questões civis.
    A ação renovadora de Mikhail Gorbatchev criou uma divergência política no interior da União Soviética. Ligadas à burocracia estatal e militar, faziam forte oposição à abertura política e econômica do Estado soviético. Em compensação, um grupo de liberais liderados por Boris Ieltsin defendia o aprofundamento das mudanças com a promoção da economia de mercado e a privatização do setor industrial russo. Em agosto de 1991, um grupo de militares tentou dar um golpe político bloqueando com tanques a cidade de Moscou.
    Assim, em 31 de dezembro de 1991 em Moscou. Dia em que a bandeira do Kremlin é substituída pela bandeira da Rússia, marcando o fim da URSS.
    A queda do muro de Berlim ocorreu depois de varias manifestações da população e do fracasso da união das republicas socialistas e soviéticas, a sua derrubada provocou euforia e comemorações a população. Mas parte da Alemanha ocidental não se sente satisfeita com a união da Alemanha, reclamam das diferenças sociais, políticas e econômicas existentes entre a parte oriental e ocidental.
    Quem poderia imaginar que em apenas dois anos após a queda do Muro de Berlim, em um ato contra moscou manifestantes iriam derrubar a estatua de um dos maiores monumentos (Vladimir Lênin), em referencia ao líder revolucionário Russo, construído na segunda maior cidade da Ucrânia próxima a fronteira com a Rússia.

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo ao nosso espaço de comentários! Deixe aqui a sua opinião crítica de forma respeitosa.