terça-feira, 2 de dezembro de 2014

O Plano Real 20 anos depois

A tarefa de hoje é:

Escolha um dos textos que sugiro nos links relacionadas abaixo, leia-o e faça um comentário crítico agrupando as principais ideias trabalhadas pelo autor.








Bons estudos!

2 comentários:

  1. O autor tem como ideia principal, evidenciar a importância da nova moeda Unidade Real de Valor (URV) que conseguiu conter a inflação da população brasileira.
    Ele utiliza diversas exemplificações para defender seu argumento, o que facilita o entendimento do leitor.
    o autor tem como forte argumento a partir da citação dos benefícios existentes na utilização do REAL, que são eles:
    -Uniformização dos reajustes de preços, câmbio e salários
    -não teve a necessidade do congelamento e tabelamento já ocorridos em outros planos econômicos.
    e para finalizar, o autor coloca em evidencia o porque do Plano real ter sido efetivo em relação a outros planos fracassados usando a opinião de um dos economistas que desenvolveu o plano real: '' ..acredito que a transparência foi o grande diferencial que levou o plano a ter sucesso..odos os outros planos foram feitos em segredo e surpreendendo a população. Esse foi feito às vistas da população, em etapas, e com total aprovação prévia do Congresso Nacional”

    Nome: Gabriela Viegas n°:09
    Turma: 302

    ResponderExcluir
  2. O terceiro link , apresenta reflexões sobre o plano real, que na verdade são comentários de pessoas que participaram na implementação do plano, ou que viveram em meio a época em que ele estava sendo implementado . O texto diz que o plano “conseguiu vencer a sua principal batalha: acabar com a hiperinflação.” Continua falando sobre os resultados do plano como quando diz que “O Brasil passou de devedor a credor do Fundo Monetário Internacional (FMI)". O País desenvolveu, mas "a economia brasileira ainda tem diversos desafios, como a própria manutenção dos índices de inflação e a até redução deles para patamares similares aos de países desenvolvidos". Logo em seguida o texto apresenta os comentários de pessoas envolvidas no plano, ao passo que o primeiro comentário eleva o plano dizendo que “E difícil imaginar plano mais bem sucedido do que o plano real”, o segundo já diz que “O Plano Real, foi uma pequena jóia construída por componetes economistas que aprenderam com o que estava acontecendo no mundo e com o que tinha acontecido no Brasil”. Como simples leitora, acredito que o texto apresenta o Plano Real como um grande beneficio para o Brasil.
    Thaiza Gonçalves _ n 38
    Turma: 303

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo ao nosso espaço de comentários! Deixe aqui a sua opinião crítica de forma respeitosa.