quinta-feira, 24 de abril de 2014

A Ascensão do Totalitarismo


Definição de totalitarismo: Totalitarismo é um sistema de governo em que todos os poderes ficam concentrados nas mãos do governante. Desta forma, no regime totalitário não há espaço para a prática da democracia, nem mesmo a garantia aos direitos individuais.No regime totalitário, o líder decreta leis e toma decisões políticas e econômicas de acordo com suas vontades. Embora possa haver sistema judiciário e legislativo em países de sistema totalitário, eles acabam ficam às margens do poder.
Causas: a crise econômica e política após a I Guerra, o temor da revolução socialista.
Objetivos: reagir contra os valores democráticos e liberais vigentes.
Característica: negação da individualidade, busca da mobilização e manipulação das massas com o uso excessivo de força militar como forma de reprimir qualquer tipo de oposição ao governo; falta de eleições ou, quando ocorrem, são manipuladas; censura e controle dos meios de comunicação; propaganda governamental como forma de exaltar a figura do líder.
Conseqüências: através dos meios de comunicação os Estados Totalitários controlaram e dominaram as massas por meio de propagandas e da doutrinação. A liberdade de expressão cedeu lugar à obediência e à submissão.
Principais regimes totalitários: Fascismo, Nazismo, Stalinismo.

O Fascismo

- Itália, 1921, Benito Mussolini, ex-dirigente socialista.
- Clima de instabilidade política, manifestações e protestos da classe operária e dos camponeses. Burguesia e camadas médias apóiam o Fascismo.
- Ação: manifestações violentas contra organizações de esquerda e sindicatos.
- Em 1922 acontece a marcha sobre Roma, uma reação fascista à convocação de uma greve geral, apoiada pelo rei, que convida Mussolini a compor um novo governo.
- O Fascismo condenava: o racionalismo, a democracia liberal e o Estado de direito; a teoria da luta de classes e o socialismo.
- Os fascistas propunham: a guerra para a preservação da nação, a militarização da sociedade, a subordinação do individuo ao Estado, o nacionalismo exacerbado e faziam apologia à violência para combater a oposição.
- Durante o domínio fascista na Itália, todas as instituições sociais foram subordinadas ao Estado, os sindicatos foram substituídos pelo corporativismo (sindicatos de patrões e empregados) cuja função era solucionar conflitos entre os dois grupos.
- Através da Concordata de Latrão, Mussolini conseguiu o apoio da Igreja Católica em troca do território do Vaticano.
- Carta Del Lavoro foi o nome do documento que continha a política trabalhista do governo fascista.

A Ideologia Nazista

- Nasceu na Alemanha, num momento de grave crise financeira, humilhada pela derrota na I Guerra e com grande mobilização de adeptos do comunismo.
- O partido dos trabalhadores alemães, rebatizado de partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães, ou Partido Nazista, liderado por Adolf Hitler, tentou dar um golpe de Estado em 1923.
- O golpe não deu certo e Hitler foi preso. Na cadeia ditou suas idéias políticas a Rudolf Hess, que as publicou no livro “ Minha Luta” em 1925.
- As principais idéias ditadas por Hitler foram: vingança contra a Entente e união dos povos de língua germânica num grande império; a obra também continha idéias racistas que consideravam os povos arianos superiores e com direito de julgar e condenar os judeus, escravizar os eslavos e eliminar os deficientes físicos e mentais.
- Em 1932 os Nazistas chegam ao poder após eleições legislativas concorrendo com os comunistas.
- Hitler assume em 1933 e inicia uma perseguição aos socialistas/comunistas.
- Em 1934 o parlamento alemão concede amplos poderes a Hitler para governar. No poder, acaba com as instituições democráticas promovendo um clima tenso com a criação do “Esquadrão da Defesa”, tropa de elite responsável pela eliminação dos adversários do regime nazista: prisão, tortura, assassinato, genocídio,etc.
- Os nazistas tinham o objetivo de regenerar a nação alemã, sob controle do Estado com a vontade de Hitler sendo obedecida.
- A propaganda nazista era de um Estado sólido e organizado, mas na verdade, o sistema era catastrófico.
- Hitler criou todos os símbolos do Nazismo para a propagação do regime: bandeira, uniformes, estandartes do partido.
- Leis Eugênicas: previa a esterilização de doentes mentais ou pessoas com problemas cognitivos, criminosos e portadores de doenças incuráveis.
- Leis de Nuremberg (1935): dividiam a população conforme critérios raciais, em arianos puros, não arianos e mestiços.
- Os judeus nascidos na Alemanha foram privados de direitos civis e proibidos de casar com alemães. O objetivo era obrigá-los a deixarem a Alemanha.
- 1938, um diplomata alemão foi assassinado em Paris por um comunista judeu. Iniciou-se uma onda de violência contra os judeus na Alemanha. Sinagogas foram incendiadas, profissionais liberais foram proibidos de exercerem suas profissões, de manterem contato com os arianos e suas propriedades foram confiscadas e os campos de concentração ativados.
- A população alemã, os profissionais da justiça e líderes religiosos calaram-se e colaboraram com o anti-semitismo nazista.

O Stalinismo

-Stalin assume o poder na URSS em 1924, abandona as idéias que inspiraram a revolução de 1917 e isola o país do mundo.
- Todos os partidos, organizações e pessoas contrárias ao Partido Comunista foram perseguidos, eliminados ou obrigados a emigrar, outros foram enviados para os campos de trabalhos forçados.
- Entre 1934 a 1939, o “ Grande Expurgo” resultou na perseguição, prisão e execução dos dirigentes da Revolução e do Partido Comunista.
- O Estado soviético tornou-se arbitrário, violento e totalitário.
- Com a ausência de funcionários qualificados, Stalin investiu na alfabetização em massa, alcançando bons resultados, mas as pessoas eram orientadas desde crianças para se sacrificarem pelo Estado e pelo líder.
- Houve a coletivização forçada da terra, a reforma agrária foi feita através da organização das fazendas cooperativas e pelas fazendas estatais.
- Os camponeses fizeram o boicote ao processo de coletivização da terra e Stalin reagiu com prisões, assassinatos e deportação para campos de trabalho forçado.
- Entre 1932-1933 a queda da produção agrícola gerou uma grande fome matando 10 milhões de pessoas.
- A produção industrial foi orientada pelos planos qüinqüenais, priorizando a indústria de base e com mão-de-obra vinda do campo.
- A produção triplicou entre 1929 e 1940, mas a população era mantida no baixo consumo, faltava quase tudo. Somente os funcionários estatais fiéis aos planos de Stalin gozavam de benefícios e boas condições alimentares e de moradia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo ao nosso espaço de comentários! Deixe aqui a sua opinião crítica de forma respeitosa.